A In.Cubo/ ACIBTM assinou no passado dia 27 de Fevereiro um Protocolo de Cooperação Institucional com o Município de Vila Nova de Cerveira, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM), a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), o Centro de Apoio Tecnológico Indústria Metalomecânica (CATIM) e a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), que permitirá a abertura de uma delegação da In.Cubo no CAE – Centro de Acolhimento Empresarial de Vila Nova de Cerveira.

Com a abertura deste espaço em Vila Nova de Cerveira, a In.Cubo / ACIBTM, conjuntamente com todos os parceiros, pretende reforçar a oferta de incubação empresarial no Alto Minho, bem como o apoio e acompanhamento técnico a empreendedores e empresas. Este protocolo possibilita a criação de uma rede de cooperação entre diversas instituições que se dedicam ao desenvolvimento da atividade económica, à criação e qualificação do emprego, à certificação tecnológica de processos produtivos e à cooperação empresarial visando novos mercados. Igualmente, verifica-se o alargamento da rede de parcerias às Instituições autárquicas através de uma crescente motivação para as questões económicas, como pilar de criação de emprego e riqueza, e contributo para a sediar população.

Este Protocolo de Cooperação visa potenciar a dinamização económica e a criação de um ambiente favorável aos negócios no concelho de Vila Nova de Cerveira, através da fortificação da aliança estratégica entre o Município de Vila Nova de Cerveira, a In.Cubo / ACIBTM, o CENFIM, a AIMMAP e o CATIM, tendo como objetivo uma atuação mais integrada, eficiente e eficaz das cinco entidades, visando promover a incubação o empreendedorismo e a inovação, fomentar a criação de negócios com características inovadoras, contribuindo para a redução da taxa de insucesso empresarial, seja na criação de novas empresas ou na modernização e internacionalização das pequenas e médias empresas existentes.

O Presidente da In.Cubo /ACIBTM, João Manuel Esteves frisou que “é preciso apoiar as empresas, os trabalhadores, criando melhores condições para o desenvolvimento da atividade económica, e estes protocolos dirigem-se nesse sentido.. É com estas sinergias que construímos um futuro melhor para a nossa região”. Sublinhou o contributo das autarquias para o fomento da atividade económica, assim como a importância do envolvimento do setor empresarial e da formação nesta iniciativa que se dirige para o robustecimento do tecido empresarial, com enfoque especial nas pequenas e médias empresas.

A abertura da delegação da In.Cubo / ACIBTM no Parque Empresarial de Campos em Vila Nova de Cerveira, próximo do Parque Empresarial de Valença, Município que se deseja também parceiro neste processo, é um primeiro passo no esforço na ampliação da rede de cooperação para a incubação e dinamização económica do Alto Minho, onde todos os municípios, parceiros económicos, e instituições com responsabilidades na formação são imprescindíveis para a criação de uma região mais favorável ao investimento, à inovação e ao empreendedorismo.