Assinalou-se no passado dia 4 de novembro, em Viana do Castelo, um ponto alto da 1ª edição da Semana do Microcrédito, com intuito de reconhecer a importância do microcrédito e do microempreendedorismo no combate ao desemprego e à exclusão social e financeira.

Assim, a Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC) organizou um fórum aberto a experiências de boas práticas a partilhar com outros territórios, seguido de uma reunião de trabalho sobre a temática Microempreendedorismo e Território – Alto Minho com os parceiros com maior intervenção nas dinâmicas de apoio ao microempreendedorismo no Alto Minho, no qual a In.Cubo marcou presença.

A Semana do Microcrédito culminará com o Dia do Microempresário, cujo objetivo é dar visibilidade aos pequenos negócios e convidar as pessoas a visitarem essas iniciativas e a conhecerem melhor os seus atores, ou seja, os próprios microempresários.

A ANDC foi pioneira em Portugal na área do Microcrédito, desenvolvendo este instrumento de apoio à criação do próprio emprego, essencialmente dirigido a públicos vulneráveis.

Da parceria estabelecida entre a ANDC e a In.Cubo, já foi possível desenvolver alguns projetos, dos quais destacamos a “Dona Maria – Sabonetes Artesanais”. As competências dos empreendedores, a capacitação dos agentes de apoio ao empreendedorismo, e os mecanismos de apoio financeiro, foram os temas mais debatidos neste encontro, tendo ficado pistas e vontade de desenvolver encontros futuros, com uma presença mais forte de empreendedores.