Decorreu no passado dia 11 de Setembro, em Vila Nova de Famalicão, a Cerimónia de Entrega dos Prémios da 2ª Edição do Concurso de Ideias Minho Empreende, promovido pela IN.CUBO em parceria com a ADRAVE e a BICMINHO.
Esta 2ª Edição superou todas as espectativas, conseguindo um total de 37 candidaturas, de entre as quais 16 tinham como território de intervenção a região Minho-Lima.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Dr. Francisco Araújo, Coordenador Geral da In.Cubo, Arqº Armindo Costa, Presidente do Conselho de Administração da ADRAVE, Dr. André Vieira, Presidente do Conselho de Administração Executivo do BICMINHO, Engº João Marrana, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do ON2, Engº Carlos Neves, Vice-presidente da CCDR – Norte, Dra. Maria Manuel Trocado do IAPMEI e Dr. Paulo Cunha, Presidente da Câmara de Vila Nova Famalicão.
Posteriormente, foram anunciados e entregues os três primeiros prémios correspondentes à NUT Ave, NUT Cávado e NUT Minho Lima, Menções Honrosas, Certificado Apoio Técnico e certificados de participação.
O Vencedor da Nut Minho Lima, foi o projeto Produção do rodovalho em jangadas no porto de Viana do Castelo destinado à produção sustentável em regime de aquacultura multitrófica integrada.
O primeiro prémio da Nut Ave foi atribuído ao projeto o VermiSOLVE que tem como objetivo a produção de fertilizantes naturais e específicos para culturas agrícolas, com características mais rentáveis e atrativas que os atuais produtos existentes no mercado.
Por fim, o vencedor da Nut Cávado foi o projeto GoGal – Acess Portugal, destinado a oferta de um serviço de agenciamento de férias adaptadas a grupos de pessoas com mobilidade reduzida e/ou seniores estrangeiros
Como prémio, estes três vencedores vão ter direito a um ano de serviços de contabilidade/cogestão, receber apoio no desenvolvimento de imagem corporativa e ainda uma publireportagem no Porto Canal.
Promover e incentivar a qualificação da capacidade empreendedora do Minho e dar resposta aos desafios existentes no que respeita à inovação, competitividade e sustentabilidade dos territórios de cariz rural do Minho é o grande objetivo deste concurso de ideias que pretendeu dar um impulso forte ao surgimento de projetos inovadores em diversos sectores de atividade que potenciem a valorização dos recursos do Minho, nas áreas do turismo, agro-alimentar/produtos tradicionais, ambiente, natureza, cultura e património.