PROGRAMAINSCRIÇÕES

Realiza-se no próximo dia 26 de Setembro, pelas 14.30h, na Luna Arcos Hotel, a Conferência “Minho Exportador” dedicada ao Mercado Europeus, cujo foco se centrará em Espanha, França e Alemanha. O objetivo é abordar as especificidades desses mercados para efeitos de exportação. Na estrutura da Conferência teremos a participação de responsáveis de entidades como o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Câmara de Comércio Luso-Espanhola, Câmara de Comércio Luso Alemã, e Câmara de Comércio Luso Francesa, assim como representantes da área económica das Embaixadas dos respetivos países.

A Conferência dirige-se para as empresas exportadoras, ou que pretendem vir a exportar, sendo dada especial importância às pequenas e médias empresas. Pretende-se que a conferência disponibilize informação sobre a realidade de cada um dos mercados que serão abordados, nomeadamente as condições exigidas a nível alfandegário e nas especificações do produto para ser aceite. Para a disponibilização da informação será efetuada a caraterização de cada mercado. Deseja-se dar ferramentas às empresas para uma correta avaliação desses mercados em função dos seus objetivos de internacionalização.

A ACIBTM/In.Cubo e a TecMinho, entidades responsáveis pela execução do projeto, apoiado pelo Norte 2020, pretendem com a execução desta ação contribuir para acelerar o processo de internacionalização de muitas empresas. Igualmente entende-se que a disponibilização de informação possibilitará chamar à atenção para a importância da internacionalização no desenvolvimento das estruturas empresariais. Exportar é um objetivo nacional. O Minho, com uma enorme densidade de pequenas e médias empresas, tem as condições necessárias para contribuir para esse objetivo. Os reflexos nas empresas e no território será frutífero, quer no aumento da sua competitividade, quer no rendimento que gerará.

Ultrapassar as barreiras à exportação que a falta de informação nos coloca é o objetivo da conferência, trazendo-nos, por intervenientes experientes e conhecedores, o conhecimento da realidade dos mercados que vamos abordar, possibilitando-nos tomar opções fundamentadas. A oportunidade está criada, no próximo dia 26 de Setembro, para a obtenção de uma maior proximidade com realidades distintas. A avaliação dessas realidades e dos seus mercados é determinante no processo de decisão da cada empresa no seu objetivo de se internacionalizar.

As inscrições para a conferência estão abertas, dirigem-se a todas as empresas que pretendem encetar este novo desafio de vender os seus produtos e serviços nos mercados internacionais.