A In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras em pareceria com o IES – Instituto de Empreendedorismo Social de Lisboa, no âmbito do projeto “Capacitação para a Qualificação e Inovação das Redes Sociais do Minho-Lima” vai organizar uma Ação de Benchmarking “Boa Práticas de Empreendedorismo Social”.
Esta Ação de Benchmarking que decorrerá no próximo dia 16 de Maio, pelas 9h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, destina-se a dirigentes e técnicos de instituições de atuação na área social.
No primeiro painel será abordado o tema “Empreendedorismo Social: Inspirar e Capacitar para Transformar”, no qual o IES dará a conhecer alguns exemplos de “Boas Práticas de Empreendedorismo Social” Nacionais e Internacionais.
O segundo painel será dedicado às Boas Práticas de Empreendedorismo Social na Primeira Pessoal, que contará com a participação dos promotores dos Projetos: “5 Estrelas”, Vintage, Pressley Ridge e Terra dos Sonhos.
Promovido pelo Censo – Centro Social, Cultural e Recreativo de Monção, o projeto “5 Estrelas”, prevê prestação de 5 serviços de qualidade a preços controlados, à comunidade, através de beneficiários de Rendimento de Inserção Social. Promovendo a formação profissional e a inserção laboral dos beneficiários de RIS. Sendo esses 5 serviços prestados a Marmita Gourmet, Bricolage, Brilho Automóvel, Clínica da Roupa e Fada do Lar.
O projeto Vintagetem como missão a promoção do envelhecimento ativo, desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal e inclusão social, por via da ocupação.Trata-se de um clube de costura, onde, mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional transformam roupa usada, obtida pelas próprias ou doada por terceiros, em roupa de estilo “vintage” de excelência, com apoio de estilistas, resultando a sua venda em receitas para garantir sustentabilidade da atividade.
A Pressley Ridge diferencia-se pelo seu espírito em fazer o que for preciso e em trabalhar diretamente com as famílias e as comunidades, intervindo em conjunto e procurando construir a diferença com o seu envolvimento. As suas competências organizacionais são os pontos fortes que nos permitem levar a cabo a nossa missão.
Por fim, o projeto Terra dos Sonhos tem como missão motivar os beneficiários a acreditarem nos seus sonhos e na sua capacidade para os realizarem, e apoiá-los na construção do caminho para a sua Felicidade, fornecendo-lhes ferramentas para alcançarem os seus objetivos mais inspiradores.
Mais informações aqui.