Nos últimos seis meses a In.Cubo liderou um Projeto de Empreendedorismo em Meio Rural, que envolveu 10 concelhos do Alto Minho para apoiar e viabilizar 39 projetos onde os promotores criaram o seu próprio negócio rural. O êxito deu forças para ser alargado a todo o país.
O projeto-piloto decorreu no Alto Minho, nos últimos seis meses e, face ao êxito, o Secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito, pretende formatar o programa Empreendedorismo em Espaço Rural (EMER) para aplicar ao resto do país.
A implementação deste projeto, coordenado pela In.Cubo, contou com a contribuição da ADRIL, da ADRIMINHO, da CIM Alto Minho, do IPVC, da UTAD e CA Noroeste, e contempla intervenção nos dez municípios do Alto Minho.
Assim, foram identificadas por estas entidades um conjunto 195 ideias de negócio das quais pré-selecionaram 40, com o propósito de estimular a criação de pequenos negócios de base local, ligados à produção agrícola e agroalimentar, ao comércio e à criação de produtos e serviços inovadores.
A importância desta iniciativa revela-se pela procura que suscitou e pelo facto de ter incentivado ao nascimento de uma medida de apoio aos empreendedores nos territórios de baixa densidade. Igualmente, possibilitou-se, com este projeto, o incentivo à atração dos territórios rurais, tornando-os mais competitivos na localização de iniciativas empresariais muito direcionados para os micronegócios.
Dar sentido económico e atratividade, para sediar pessoas, fazendo reviver o espaço rural como um espaço com futuro é um dos objetivos deste Projeto.