No âmbito do Projecto Minho Empreende – Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade, a In.Cubo organizou uma visita ao Fab.Lab Barcelona, em que participaram diversas entidades do território, tais como, a CIM do Ave, Cávado e Alto Minho, a ADRAVE, a Ideia Atlântico, o Consórcio Minho In e a JCanão.

Esta visita teve como propósito conhecer o modo de funcionamento e gestão do Fab.Lab Barcelona reconhecido como um dos mais dinâmicos e empreendedores, e um dos Ateliês de Fabricação do Ayuntamento de Barcelona, com o objetivo de identificar boas práticas que possam contribuir para a melhoria dos serviços disponibilizados pelo Fab.Lab Alto Minho, implementado pela In.Cubo ao abrigo deste projeto.

O laboratório de fabricação digital criado pela In.Cubo, também conhecido como laboratório de prototipagem rápida, oferece uma oportunidade de materialização de ideias, conceitos, protótipos ou simplesmente de descoberta, tanto para indivíduos como para empresas, funcionando como motor de empreendedorismo e geração de negócio.

No decorrer da visita foi ainda possível reunir com o IGCAT (International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Turism), com a Agencia Catalana de Turismo, Departament d’Agricultura, Ramaderia, Pesca, Alimentació e Medi Natural, com  CreativeTurismNetwork da Catalunha e Campus de la Alimentacion da Universidad de Barcelona em Sant Pol de Mar e no Museu de História da Catalunha, respetivamente. Nestes encontros foi possível conhecer as estratégias da região da Catalunha para: o turismo, agricultura e produtos locais, floresta e ambiente. Bem como a proposta de criação da Região Europeia da Gastronomia iniciativa do IGCAT e do Campos de la Alimentacion da Universidade de Barcelona.

No último dia foi ainda possível visitar Barcelona Activa, dependência do Ayuntamento de Barcelona para o empreendedorismo, criação de emprego e incubação de empresas nas suas várias incubadoras.