Decorreu no passado no passado dia 5 de junho, no Auditório da Casa das Artes, um Encontro sobre Oportunidades Profissionais – Bolsa de Emprego e Qualificação RH, uma iniciativa organizada pela ACIBTM/In.Cubo em parceria com a edilidade local, Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, da Escola Profissional do Alto Lima, Empresas localizadas nos Parques Empresariais do Concelho e o Centro de Formação Cenfim.
Esta iniciativa visou dar conhecer, junto da população jovem, as oportunidades de emprego no seu concelho, possibilitando uma escolha que permita que o seu percurso profissional possa ser efetuado na sua terra, assim como as oportunidades de qualificação profissional após a conclusão da escolaridade obrigatória.
A abertura da sessão ficou a cabo do Coordenador Geral da In.Cubo, Dr. Francisco Araújo, e o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Dr. João Esteves, bem como o Presidente do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Professor Dr. Carlos Alberto Costa e Diretor Delegado da Escola Profissional do Alto Lima, Eng. Rui Vieito.
Seguindo-se a intervenção da Diretora Adjunta do Centro de Emprego do Alto Minho, Drª Maria de Jesus Barros, que fez uma breve “Caraterização do Mercado de Emprego e Mediadas Ativas de Apoio ao Emprego”.
No painel “Oportunidades Profissionais e Qualificações no Mercado de Emprego de Arcos de Valdevez” intervieram as empresas MPV – Mecânica de Precisão do Vez, Coindu – Componentes para a indústria automóvel, Mora Portugal – Indústria de plásticos, Sarreliber – Transformação de plásticos, Acco Brands Portuguesa – Fabrico de máquinas de encadernação e plastificação, Luna Arcos Hotel, Lda – Instalações hoteleiras e Poligal Portugal – Fabricação de plásticos.
Posteriormente, interveio o Diretor do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica em Arcos de Valdevez, Eng. António Luís sobre a “Formação Contínua de Ativos e Especialização Tecnológica de Jovens”.
Por fim, realizou-se no foyer do Auditório da Casa das Artes, um momento de contacto mais diretor entre os jovens e as empresas, onde foi possível a estes jovens recolher mais informações ou proceder à sua inscrição nas empresas.
Para o Coordenador Geral da In.Cubo, Dr. Francisco Araújo, este tipo de iniciativas reveste-se de grande importância na medida em que permite caminhar para a diminuição do desajustamento entre a formação e as saídas profissionais.