A IN.CUBO participou, no passado dia 9 de Dezembro, na Cerimónia de Entrega dos Prémios da 1ª edição do Concurso de Ideias Minho Empreende na ADRAVE, em Vila Nova de Famalicão.

A sessão contou com as intervenções do Coordenador Geral da In.Cubo – Dr. Francisco Araújo, do Presidente do Conselho de Administração da ADRAVE – Arq.º Armindo Costa; do Presidente do Conselho de Administração Executivo do BICMINHO – Dr. André Vieira; do IAPMEI-Agência para a Competitividade e Inovação, I.P – Dra. Ana Rosas; e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Este concurso de ideias, organizado pela IN.CUBO, ADRAVE e a BIC Minho, surgiu no âmbito do Projeto “Minho Empreende – Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade” que abrange os municípios da NUT Ave, NUT Cávado e NUT Minho Lima.

Candidataram-se a este concurso 35 projetos, de entre os quais 16 tinham como área de intervenção a região do Minho-Lima. O primeiro prémio da NUT Minho-Lima foi atribuído ao projeto Casas de Santa Cristina em Arcos de Valdevez, uma iniciativa no setor do turismo, que pretende estruturar uma oferta integrada de alojamento, gastronomia, cultura e paisagem, tendo como ponto central a requalificação de um edifício em ruínas num empreendimento turístico, classificado como Turismo em Espaço Rural – Casa do Campo. A esta unidade de alojamento estará associado uma oferta gastronómica que congrega os novos padrões e desafios da culinária contemporânea aos produtos tradicionais de Arcos de Valdevez, do qual a broa de milho, o feijão terrestre e a carne de cachena, são exemplos. O vencedor da NUT do Ave foi o projeto Life in a Bag, que pretende inspirar e incentivar as pessoas a cultivar os seus próprios alimentos em espaços reduzidos e com materiais reutilizáveis. Na Região do Cávado o vendedor foi Tecnológicas para os Sectores do Turismo e Cultura, que tem como objetivo central trazer inovação aos setores de Turismo, Cultura e Património através do desenvolvimento de soluções centradas nas novas tecnologias, nomeadamente, aplicações interativas em ecrãs de grandes dimensões. Aos projetos Edifícios Industriais em Estado Devoluto e Revolução da Cerveja Artesanal foram atribuídos Menções Honrosas. Por fim, foram premiados com sessões de Apoio Técnico às ideias Algibeira, Cooperativa de Produtores de Agricultura Biológica, Idades com História, Jogo Lúdico Desportivo LUDIK 380, Potenciar o Turismo através das Redes Sociais, Produção Tradicional de Galinha Portuguesa.

No próximo ano realizar-se-á uma 2ª edição deste Concurso, no qual a In.Cubo, a ADRAVE e o BIC Minho esperam atingir patamares mais altos de envolvência de candidatos com mais ideias, mais inovação e mais empresas, demonstrando o forte espírito empreendedor existente no Minho.