Protocolo “Caixa Capitalização com Garantia Mutua”

No âmbito do reforço dos instrumentos de financiamento ao dispor das empresas, foi lançada a Linha CAIXA CAPITALIZAÇÃO, com o apoio do Sistema Nacional de Garantia Mútua e do FINOVA – Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação .

A CAIXA CAPITALIZAÇÃO é uma linha de crédito de médio prazo (prazo máximo de 7 anos), com pagamento de capital e juros no final do prazo. Destina-se preferencialmente a PME, ligadas à oferta de bens e serviços transacionáveis e orientadas para os mercados internacionais, para a substituição de importações ou com relevância no setor do comércio.

São consideradas elegíveis as operações de financiamento destinadas ao reforço da capitalização das empresas (fundo de maneio). O montante máximo de financiamento por empresa é de 16,6% do Volume de Negócios anual (2 meses de faturação) com o máximo de 1,5 x EBITDA do último exercício, e com o limite máximo de 4 milhões de euros. A taxa de juro a aplicar é a Euribor (6M) acrescida de um spread fixo.

As operações beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas Sociedades de Garantia Mútua, destinada a garantir 50% do capital em dívida.

A entidade gestora da Linha é a PME Investimentos, na qualidade de sociedade gestora do FINOVA. Os pedidos de financiamento devem ser apresentados diretamente à CGD.

Ligações:

[button link=”https://www.cgd.pt/Empresas/Investimento/Pages/Linha-Credito-Caixa-Capitalizacao.aspx” color=”silver”] Linha CAIXA CAPITALIZAÇÃO[/button]