No passado dia 20 de Junho a In.Cubo foi convidada pela CIM Alto Minho a subscrever o Pacto Territorial “Alto Minho 2020”. Este Pacto tem como objetivo principal assegurar a dinamização, execução e monitorização da visão e prioridades da estratégia “Alto Minho 2020”. Desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, em parceria com os principais atores regionais e com o apoio da empresa Augusto Mateus & Associados, esta estratégia de desenvolvimento territorial – a estratégia “Alto Minho 2020”, teve como objetivos consensualizar uma visão para este espaço regional, as suas prioridades de desenvolvimento e as principais iniciativas e projetos a concretizar no horizonte 2020. A estratégia “Alto Minho 2020” identifica quatro prioridades:

– Tornar o Alto Minho uma região mais competitiva, pela valorização dos recursos patrimoniais e endógenos, capitalizando o potencial endógeno valorizado pelo mercado.

– Tornar o Alto Minho uma região mais atrativa, pela capacidade de gerar produtos específicos do território, elegendo internamente as apostas que permitam projetar a imagem assumida pela região.

– Tornar o Alto Minho uma região mais conectada, pela garantia de mobilidade, abertura e recetividade, construindo um quadro efetivo de repercussão.

– Tornar o Alto Minho uma região mais resiliente, pela adaptação à mudança, sustentando iniciativas competitivas à escala coletiva e inclusivas à escala individual.

A In.cubo foi, igualmente, convidada a incorporar o Comité de Pilotagem, órgão presidido pela CIM Alto Minho, com objetivo de coordenar, gerir e dinamizar o Plano de Ação do Pacto Territorial.