Decorreu no passado dia 27 de Março, em Viana do Castelo, a Conferência “Exportar: Como fazer, com que apoios e para que mercados?”, na qual, Jorge Miranda, Coordenador de Projetos da In.Cubo, moderou o Painel III – Mercado de Diversificação/Mercados de Consolidação, Sala I – França / Alemanha.

Esta iniciativa organizada pela CIM Alto Minho, dirigida para PME`s interessadas em iniciar o seu processo de exportação/ internacionalização, abordou oito mercados considerados estratégicos e prioritários para as empresas, designadamente, China, Indonésia, Angola, Moçambique, Colômbia e Chile, que se encontram, atualmente, em expansão económica, e França e Alemanha, que são mercados mais maduros, mas muito dinâmicos e competitivos, onde também há menos riscos e maior estabilidade.

Na sua intervenção, Jorge Miranda, focou os aspetos mais relevantes deste dois mercados e sua importância para a Economia Portuguesa. França e Alemanha, absorvem, em conjunto, cerca de 25% das exportações portuguesas, que representam um mercado de 140 milhões de consumidores e são duas das maiores economias mundiais. Sendo mercados grandes e de enorme potencial para as nossas empresas, é de alertar que também são mercados maduros perfeitamente consolidados, onde a concorrência é muito forte e extremamente feroz. O domínio da língua e da informação escrita nos idiomas destes países, o rigor das agendas e a objetividade das reuniões são aspetos muito importantes a considerar pelos empresários que pensam internacionalizar as suas empresas e conquistar estes mercados. A exportação para estes países deve ser feita de forma profissional, apostando numa imagem de qualidade superior, inovação de produtos e serviços e competência de processos, aproveitando um dos nossos pontos fortes, as nossas comunidades de emigrantes e os núcleos empresarias portugueses espalhados pelos dois países.

De referir a total disponibilidade dos delegados do AICEP e dos seus técnicos na Alemanha e França, para apoiar a entrada dos produtos portugueses nestes dois mercados.