A In.Cubo participou no Congresso de Internacional de Eco Inovação, em Ourense.
O Congresso realizou-se no âmbito do Projeto Transfronteiriço Gerês-Xurés, aprovado no programa Interreg IV B – Espaço Atlântico 2007-2013. Este projeto foi levado a cabo pela In.Cubo, o Conselho de Ourense, a Fundação da Galícia Europa, a Associação para o Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega, a Universidade de Glamorgan do Reino Unido e a Incubadora de empresas Bordeaux Productic. E teve como objetivo principal promover a Eco Inovação, por forma a englobar todas as atividades inovadoras destinadas a reduzir o impacto ambiental e aumentar a proteção ambiental.
O diretor da In.Cubo, João Manuel Esteves apresentou a Toolbox Eco Innova (http://www.ecoinnovatool.com/), uma plataforma aberta de cooperação para fomentar a criação, consolidação e a internacionalização das Eco empresas do Espaço Atlântico, através de uma ferramenta eletrónica transnacional de Eco Inovação e Eco Empreendedorismo. Este mecanismo teve como objetivo facilitar a Eco inovação e promover a iniciativa empresarial em rede, melhorar o acesso informação, ideias, projetos e financiamentos destinados à Eco inovação e aos Eco negócios, potencializar a cooperação empresarial no âmbito das Tecnologias Ambientais, impulsionar e facilitar a internacionalização das PME, intermediação tecnológica entre empresas e centros de investigação e criar bolsa de emprego Eco inovador.
Neste congresso também o Eng.º Luís Macedo, chefe de divisão do ambiente e responsabilidade autárquica da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, interveio no painel sobre “Rede de cooperação para a Eco inovação e cooperação internacional”, onde falou acerca do “Compromisso para a sustentabilidade – Pacto das Autarcas”.
Por fim, os promotores dos projetos portugueses do concurso Eco-Biz, Sónia Almeida e Hugo Novo, apresentaram as suas ideias desenvolvidas no âmbito do Concurso de Ideias de Negócio Gerês- Xurés.