Foi aprovado recentemente o projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte, promovido pela In.Cubo/ACIBTM em parceria com o IET – Instituto Empresarial do Tâmega, a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o IPB – Instituto Politécnico de Bragança e 10 Associações de Desenvolvimento Local da Região Norte, nomeadamente ADER-SOUSA, ATAHCA, ADRAT, ADRITEM, ADRIMINHO, ADRIMAG, DESTEQUE, DOLMEN, DOURO SUPERIOR e CORANE.
A estes juntaram-se, como parceiros, oito Associações Supramunicipais CIM Douro, CIM Terras de Trás-os-Montes, CIM Alto Tâmega, CIM Ave, CIM Alto Minho, CIM Tâmega e Sousa e a Área Metropolitana do Porto.
O EMER-N constitui-se como um instrumento/ferramenta de alavancagem dos micro e pequenos negócios, adaptado aos condicionalismos e particularidades do meio rural, com a finalidade de criar uma envolvente positiva, de suporte ao aparecimento e crescimento das empresas e do emprego na região norte do país.
Este projeto terá intervenção nos 85 municípios da região Norte, focando-se nos objetivos do reforço da competitividade das PME, a valorização e promoção das economias locais, a revitalização do conhecimento e dos saberes locais e regionais e contribuir para fixar a população local.
O projeto irá incluir atividades de apoio aos empreendedores e micro e pequenos empresários, através de mentoria e acompanhamento permanente por técnicos de competência e experiência comprovada, definição de um plano personalizado de avaliação e intervenção para cada promotor, consultoria especializada por investigadores das entidades de ensino superior, acesso a ações de promoção e divulgação própria, integração numa rede regional de negócios única, acesso a opções de financiamento próprias, utilização do label EMER-N nos seus produtos e serviços.
O EMER-N é um projeto financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020 através do FEDER, tendo arrancado no início de setembro. Com um custo total elegível de quase 2 milhões de euros, conta com um apoio de cerca de 1,7 milhões de euros em Fundos da União Europeia.
Os potenciais interessados podem INSCREVER-SE GRATUITAMENTE no website do projeto.