No âmbito do desenvolvimento do projeto do EMER (Empreendedorismo em Meio Rural) ocorreu no passado dia 15 de Fevereiro, em Amarante, na sede do IET (Instituto Empresarial do Tâmega), a reunião dos quinze promotores do projeto. O objetivo da reunião era a preparação dos procedimentos necessários à assinatura do contrato de apoio, com o Conselho Diretivo do Norte 2020, que ascende a 1.999.200Euros. Igualmente, definir-se a data do início do projeto que ficou consensualizada para o próximo dia 1 de Março, assim como a sua apresentação pública que se agendou para 14 de Abril.

Trata-se de um desafio enorme, envolvendo parceiros de toda a Região Norte. Salienta-se a participação das ADL`s (Associações de Desenvolvimento Local) que intervêm na Região, nomeadamente a Ader-Sousa, Adrat, Adritem, Adrimag, Atahca, Adriminho, Corane, Desteque, Dolmen e Douro Superior, as Instituições do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, destacando-se a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), o IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e o IPB (Instituto Politécnico de Bragança). O Projeto é liderado pela ACIBTM/In.cubo (Incubador de Empresas de Base Tecnológica do Minho, sediada em Arcos de Valdevez) e pelo IET (Instituto Empresarial de Amarante).

Pela primeira vez foi possível constituir um consórcio com esta dimensão, extensivo a toda a Região Norte. O objetivo é apoiar as iniciativas empresariais, em territórios rurais e com baixa densidade. Pretende-se dinamizar o empreendedorismo, apoiando o espírito empresarial criando riqueza e emprego. Torna-se fundamental a criação de uma rede que envolva as entidades que promovem o projeto, mas igualmente as instituições públicas a nível local e serviços desconcentrados da Administração Central, no sentido de apoiar quem tem iniciativa, ideias de negócio e com capacidade de empreender, criando-se um ambiente facilitador para que as iniciativas existam, cresçam e sejam capazes de vingar. Apoiar quem inova, empreende e expressa capacidade empresarial é a essência do Projeto EMER.