Está disponível uma nova linha de crédito PMEExporFT.pdf, no valor de 500 milhões de euros, para financiamento de encomendas firmes com origem em mercados externos.
O objetivo deste instrumento é colmatar as tradicionais dificuldades de acesso ao crédito pelas empresas, especialmente pelas PME, suportando as necessidades de financiamento, durante o período de execução e recebimento da encomenda, resultantes da atividade exportadora nacional.
Em anexo, poderão encontrar mais informação sobre esta nova linha, no entanto, gostaríamos de destacar o seguinte:
1.A linha de crédito ‘PME Exportações’ é constituída por duas sublinhas específicas destinadas a financiar encomendas firmes de bens e serviços colocadas por clientes estrangeiros (com uma dotação de 400 milhões de euros), e o financiamento à exportação de bens com longos ciclos de fabrico e faturação (dotação de 100 milhões de euros);
2. A linha terá um período de vigência de 12 meses (eventualmente prorrogável), sendo possível efetuar operações de financiamento com prazos de 3 ou 4 anos;
3. O valor máximo por empresa, em acumulado das duas sublinhas, é de 2 milhões de euros;
4. A taxa de juro a suportar pelas empresas é indexada à Euribor, a três meses, com spreads que podem variar entre 3,51 % e 4,65 %, conforme os escalões de risco e o tipo de sublinha.
A implementação deste instrumento é feita através da Banca, sendo o apoio publico a este instrumento materializado por Garantia Mútua, correspondente a 60% do capital em dívida.
Para mais informações consulte a página www.portugalglobal.pt.