IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional oferece um conjunto de instrumentos de promoção do empreendedorismo através de apoios à criação de empresas e do próprio emprego, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e Programa Investe Jovem.
As medidas Apoio à Criação de Emprego possibilitam o acesso a crédito com garantia e bonificação da taxa de juro (INVEST+ e MICROINVEST), bem como apoio técnico à criação e consolidação dos projetos. Tendo como principais destinatários inscritos nos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional.
As medidas de Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego permitem o pagamento, por uma só vez, total ou parcialmente, do montante global das prestações de desemprego, apoio técnico à criação e consolidação dos projetos, sendo possível a cumulação com os apoios de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro (INVEST+ e MICROINVEST). Estas medidas destinam-se a beneficiários das prestações de desemprego que apresentem um projeto que origine a criação do seu emprego a tempo inteiro.
Por fim, as medidas de Plano Nacional de Microcrédito conferem os seguintes apoios: crédito com garantia e bonificação da taxa de juro (MICROINVEST), e apoio técnico à criação e consolidação dos projetos. Tendo como destinatários pessoas com perfil empreendedor que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e em risco de exclusão social e que apresentem projetos viáveis para criar posto de trabalho, e microentidades e cooperativas até 10 trabalhadores que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial na área da economia social.
Ver mais informação aqui.