O acesso ao financiamento constitui um dos problemas mais prementes com que se deparam as PME na Europa. Atenta a esta situação, a Comissão Europeia alargou o portal único sobre o financiamento da União, passando a incluir nele os fundos estruturais: o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo Social Europeu (FSE), permitindo desta forma que, desde 25 de junho de 2013, que as empresas em toda a Europa passassem a ter acesso facilitado aos instrumentos financeiros da EU.
O novo ponto de acesso único para as PME a todos os instrumentos financeiros da UE
Este portal presta informações fáceis, completas e atualizadas sobre a forma como os empresários e as PME podem aceder a mais de 100 mil milhões de euros de financiamento da UE de vários programas e contém informações pormenorizadas sobre o modo como as PME podem pedir financiamento apoiado pela UE, através de um dos cerca de 1000 bancos ou outras instituições financeiras.
O portal único sobre o financiamento da UE permite, ainda, que os empresários e as empresas encontrem um financiamento específico, modulado de acordo com as suas necessidades financeiras, tais como a dimensão da empresa, o tipo de instrumento financeiro e o alvo de investimento. Estando acessível em diversas línguas da UE e a todos os Estados-Membros e países candidatos.
Para mais informação aceda ao site da UE .