In.Cubo realizou o Seminário ”Empreendedorismo em baixa densidade: ação para o Alto Minho”

“Empreendedorismo em baixa densidade: ação para o Alto Minho”, foi o tema do Seminário que a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, realizou no passado dia 6 de Dezembro, pelas 09h30m, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. Apresentar e dar a conhecer as dinâmicas mais marcantes e atualmente em curso no que respeita ao fomento do empreendedorismo no Alto Minho, foi o objetivo deste evento.

A presidir a iniciativa estiveram José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Francisco Rodrigues de Araújo, Presidente da In.Cubo – Incubadora de Iniciativas e Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, bem como Rui Teixeira, Presidente do IPVC que deixaram palavras de incentivo ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego.

Francisco de Araújo enfatizou ainda a importância da realização deste tipo de seminários que têm como principal objetivo “conseguir trilhar caminhos no sentido de se alcançar competitividade no território e gerar iniciativas”.

No primeiro painel, designado “Competitividade e Empreendedorismo em baixa Densidade”, procurou-se identificar domínios de oportunidades de negócio, que poderão ser tidos em conta no desenvolvimento de iniciativas empreendedoras no espaço rural, bem como os recursos disponíveis para a sua concretização, designadamente os que constam no projeto Minho Empreende (um Projeto Âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva MINHO IN, financiado pelo ON.2), bem como do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural.

No painel sobre as “Dinâmicas Regionais do Empreendedorismo e Instrumentos de Apoio”, foram apresentadas as várias atividades desenvolvidas ou a desenvolver nos próximos meses para a promoção e reforço do empreendedorismo e inovação social no território, na educação para o empreendedorismo e nas indústrias criativas, bem como o conjunto de recursos e meios disponíveis para quem pretende iniciar ou desenvolver projetos nestas áreas.

Com este evento a In.Cubo procurou potenciar o ecossistema empreendedor regional, reforçando as ligações entre as organizações que compõem a Rede Regional do Empreendedorismo do Alto Minho e que estão envolvidos nas diferentes componentes que integram a cadeia de apoio aos empreendedores, de forma a divulgar junto dos potenciais empreendedores as iniciativas e as ferramentas disponíveis no território.