Realiza-se no próximo dia 22 Julho às 14h00, com transmissão em live streaming na página de facebook @portugalemern à Sessão Pública de Apresentação do Projeto EMERN-Q Qualificação de Micro e Pequenos Negócios.

Este projeto visa apoiar os Micro, Pequenos e Médios Empresários da Região Norte, constituídos como ENI ou Empresas, através de um conjunto de atividades de qualificação, que fortaleçam a sua atividade diária, a sua sustentabilidade económica e o seu crescimento futuro.

Para mais informações sobre o projeto consulte a página www.emern.pt

PROGRAMA

14H00 | Receção dos Participantes

14H15 | Sessão de Abertura

– João Manuel Esteves, Presidente da IN.CUBO – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

– André Costa Magalhães, Presidente do IET | Instituto Empresarial do Tâmega

– Teresa Pouzada, Diretora Executiva da ADRITEM | Em representação das ADL´s

14H45 | Vídeo Final do Projeto EMER-N

– Momento de transição do anterior para o atual projeto

15H00 | Testemunho de Empreendedor

– Mikael Leite – Jet Wash | Lavagem de Automóveis – Lousada

15h10 | Apresentação Geral do Projeto EMERN-Q

– Francisco Araújo, Coordenador Geral da IN.CUBO | Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

15H25 | Desafios da Inovação na Qualificação dos Micro e Pequenos Negócios

– Paula Cabo, CIMO | Instituto Politécnico de Bragança

15h40 | Sessão de Encerramento

– Orlando Rodrigues | Presidente do Instituto Politécnico de Bragança

– Isabel Ferreira | Secretária de Estado da Valorização do Interior

 

NOTA DE IMPRESA

É já no dia 22 de julho, às 14 horas, no auditório ACIBTM/IN.CUBO Incubadora de Iniciativas Empresarias Inovadoras, em Arcos de Valdevez, que será apresentado publicamente o projeto EMERN-Q Qualificação de Micro e Pequenos Negócios.

Este projeto dá seguimento ao EMER-N Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte, lançado em 2016, que tinha como objetivo apoiar empreendedores e empresários a constituir ou transformar o seu negócio. Esta iniciativa, financiada por fundos comunitários, chegou a mais de 1000 empresas e empreendedores de 85 municípios do Norte de Portugal, superando as espectativas e os objetivos então previstos. Com um investimento total de 2 milhões de euros, permitiu criar 267 novas empresas, apoiar outras 328 já existentes, contribuindo para criar 428 postos de trabalho e proporcionando um volume de negócios de 31 milhões de euros.

Dadas as dificuldades que muitas destas empresas estão a enfrentar, em consequência da crise sanitária e económica, provocada pelo COVID 19, esta segunda etapa do projeto, visa qualificar as empresas então apoiadas no EMER-N, bem como todas as micro, pequenas e médias empresas da Região Norte e empresários em nome individual, para melhor enfrentar e superar a atual situação.

Qualificar é, nesta fase, a palavra de ordem. É, por isso, necessário apoiar os empresários nas áreas da gestão, torná-los mais competitivos, apostar em novos e diferenciados produtos e serviços, contribuir para a criação de mecanismos de apoio à comercialização e à promoção. A troca de experiências e conhecimentos também é valorizada nesta fase do projeto, capaz de gerar estratégias empresariais que permitam melhorar os resultados económicas das empresas envolvidas. Apostar em ações de diferenciação e inovação, serão formas de encarar os novos desafios empresariais numa altura de crise económica e, desta forma, os empresários irão estar mais capacitados para identificar oportunidades e a posicionarem-se melhor no mercado, alcançando os objetivos e superando as adversidades.

Esta sessão de apresentação deste novo projeto vai decorrer de forma presencial para alguns intervenientes gina de facebook (https://www.facebook.com/portugalemern) para todos os interessados em acompanhar este lançamento e para ficarem a conhecer de que forma é que o EMERNQ Qualificação de Micro e Pequenos Negócios se irá implementar.

O EMERN-Q é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e está dividido em dois territórios, alta densidade e baixa densidade. Na Baixa Densidade a IN.Cubo lidera a parceria, enquanto que na Alta Densidade é o Instituto Empresarial do Tâmega que lidera. A parceria junta ainda 7 ADLs ADRIMINHO, DESTEQUE, CORANE, DOURO SUPERIOR, ADERSOUSA, ADRITEM e ADRIMAG e uma entidade de ensino superior o Instituto Politécnico de Bragança. O investimento situa-se nos 416 272,80 euros para a parceria da Baixa Densidade e 372 492 euros para a Alta Densidade, cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em 670 450,08 euros para os dois projetos.